Opticália

EMPRESA

Gropsun - Grupo Óptico Sun Planet Portugal, Lda

MORADA

Avenida Infante D. Henrique, nº 333H, Edifício 4, 2º Andar, Sala 27 || 1800-282 Lisboa

TELEFONE

218 550 980

WEBSITE

www.opticalia.pt

RESPONSAVEL MARKETING

Joana Correia

CATEGORIA

Óculos

HISTORIA DA MARCA

Opticália
Gropsun - Grupo Óptico Sun Planet Portugal, Lda

Jovem, irreverente e disruptiva

Procuramos e estamos a mudar o paradigma associado ao uso de óculos graduados, de um complemento e necessidade médica para algo que é tudo isso, mas que também é um complemento de moda, uma extensão do que vestimos e do modo como nos sentimos. Para nos ajudar, estabelecemos parcerias para a distribuição em exclusivo das coleções de eye wear das principais marcas de moda no mundo do vestuário, como a Mango, a Pepe Jeans, a Custo Barcelona e, do grupo Inditex, a Pull&Bear, entre outras. Este é o nosso ADN e posicionamento.

O crescimento da nossa rede de lojas, já 214 em todo o país, assim como a aceitação e procura dos consumidores/clientes (possuímos já uma notoriedade de 58% – dados Nielsen de julho de 2016 – em apenas quatro anos), tem vindo a provar‑nos que este é o caminho acertado e por onde vamos continuar a apostar no futuro. Esta viragem do paradigma não só é benéfica para nós, Opticalia, como, acima de tudo, para o setor que cresce como um todo, ao promover a frequência de compra.

Mas claro que tudo isto só faz sentido quando sustentado por uma equipa composta pelos melhores técnicos e profissionais do setor, e por um serviço de excelência que tem vindo a ser reconhecido nos últimos três anos com o prémio cinco estrelas.

 

António Alves

Que balanço fazem da presença da Opticalia em Portugal?

Espetacular. Em três anos chegámos à liderança do setor em óticas associadas. Em novembro de 2012, quando nos apresentámos ao mercado, os céticos questionavam se havia espaço para mais um grupo em Portugal. Passado este tempo, somos a prova viva de que não só havia espaço, como foi possível alcançar a liderança no nosso segmento devido à nossa proposta coerente e transparente. E o facto de termos eleito a moda como fator diferenciador nas nossas comunicações obrigou o mercado a reposicionar-se.

Já atingiram os objetivos a que se propuseram aquando da entrada?

No que diz respeito à liderança do mercado já.

No que diz respeito ao número de lojas ainda estamos aquém do que nos propusemos, mas estamos muito orgulhosos, porque trouxemos para o setor da ótica mais de 35 novos empresários que nos escolheram para iniciarem a sua atividade, exatamente por sentirem que a Opticalia tinha de facto uma proposta diferenciadora e que lhes proporcionava as ferramentas que necessitavam para desenvolverem negócios de sucesso. Os nossos associados têm claro que a Opticalia é a marca de óptica mais “fresca, cool, trendy” que existe em Portugal. Ao invés das que já existiam, um pouco mais conservadoras. A Opticalia posiciona-se a pensar já no futuro.

Desde que chegaram, o número de lojas Opticalia não parou de aumentar. Qual é o vosso segredo?

É simples, trabalhar todos os dias com vontade de conseguir mais e ter uma equipa apaixonada com o que faz, que se encarrega de dar acompanhamento e resposta às várias solicitações do mercado.

Uma equipa que acredita que não existem impossíveis e que há sempre uma forma de se ir mais além e de se criarem propostas de valor acrescentado para os nossos associados e para os nossos clientes. Para além disso, as lojas Opticalia crescem a um ritmo mais acelerado do que a concorrência, e o passa-palavra funciona aqui, levando a que o número de lojas continue a aumentar.