A Revista Marcas que Marcam® apoia-se numa pesquisa de mercado prévia, que funciona como base de apoio e fundamentação das marcas publicadas.
A metodologia da pesquisa de mercado baseou-se num processo bietápico que conjugou uma primeira parte qualitativa e uma segunda quantitativa.
1) Numa primeira fase, foi selecionado um conjunto de categorias (70) pelos consultores da QSP – Consultoria de Marketing entre cerca de 11.300 designações de produtos e/ou serviços referidos na classificação de produtos e serviços para o registo de marcas. Esta seleção derivou de uma análise qualitativa dos consultores, que agregaram as diferentes designações em categorias de produtos e serviços mais abrangentes. Esta fase foi realizada nas edições anteriores, dado que o conjunto de categorias definido encontra-se devidamente solidificado, pelo que decidimos manter a sua estrutura.
2) Numa segunda fase, entre este conjunto de categorias selecionado, foi levado a cabo uma pesquisa quantitativa junto do público em geral (indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos e residentes em Portugal Continental), através de entrevistas presenciais, com o objetivo de selecionar as marcas integradoras da revista, sendo o elemento decisor a notoriedade espontânea. Para cada uma das 70 categorias de produtos e/ou serviços, foi pedido a um conjunto de 312 inquiridos que indicassem as marcas que conheciam, o que deu origem às marcas que integram esta revista. Os vencedores correspondem à(s) marca(s) mais citada(s) em cada categoria de produtos e/ou serviços. De forma a perfazer um número mínimo de 1000 marcas, além da notoriedade espontânea associada a cada categoria de produtos/serviços, foi colocada uma questão sobre notoriedade espontânea sem qualquer associação a categorias de produtos/serviços, e que também constam desta revista.
a) Para a elaboração da Revista “Marcas que Marcam” foram excluídas todas as marcas que não possuem representação direta em Portugal ou que o seu representante não foi encontrado em tempo útil.
b) A designação publicada do nome da Marca corresponde à designação oficial dessa Marca em Portugal.
c) A Revista Marcas que Marcam® enviou a todas as marcas referenciadas no estudo uma solicitação por escrito para confirmação dos dados publicados. Em caso de erro ou incorreção, solicitamos a respetiva retificação para correção em posterior edição.
d) Devido a critérios editoriais, foram excluídas todas as marcas de partidos políticos, clubes de futebol profissional e de comunicação social.
e) As marcas constantes desta revista podem não corresponder exatamente às que foram citadas no estudo, devido aos pressupostos supracitados ou por não terem qualquer associação às categorias nas quais foram citadas.
f) Todas as marcas citadas sem qualquer associação de categorias foram identificadas com a categoria “Notoriedade Global”. Toda a informação não disponível foi designada por “N.D.”.
Para mais informações contactar: geral@qspmarketing.pt / (+351) 226 108 552.
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*Marcas que Marcam® é uma marca registada, propriedade da QSP – Consultoria de Marketing Lda.
Nota: Marcas Aderentes não correspondem a marcas citadas no estudo.